Temos
como missão garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que o
currículo da rede estabelece a partir da Base Nacional Curricular Comum e dos
DCNEIs – Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil para as
crianças de 0 a 3 anos, entendendo que o cuidar e o educar estão
intrinsecamente interligados, garantindo também o brincar para essa faixa
etária. Assim acreditamos que o maior dever da criança é brincar, pois quando
brinca está aprendendo com alegria, com qualidade e principalmente
contextualizando com a realidade de mundo em que vive, portanto, favorecendo
o despertar de seu potencial a partir de ações educativas que possibilitem a
formação de cidadãos críticos e responsáveis, cientes de seus deveres e
direitos.
Visão:
Possibilitar
as crianças, momentos de se desenvolverem, de conhecer o “novo”, oportunizando experiências que os pequenos ainda não tiveram contanto, capacitando-os assim a contribuir futuramente para a evolução da comunidade e sociedade que estão inseridas.
Pensando na construção de uma sociedade mais justa e comprometida.
Valores:
Para
nossa Creche a prática educacional está pautada na crença de que cada ser
humano é capaz de construir seu próprio conhecimento. Acreditamos que os
pequenos têm total capacidade para interagir demonstrando seu entendimento
sobre as propostas pedagógicas que são oportunizadas a eles, como também suas
opiniões.
A fim
de firmar essas
práticas pedagógicas que abranjam todos os objetivos da Educação
Infantil, destacam-se três princípios fundamentais: os Éticos; os Políticos; e
os Estéticos. Segundo Oliveira, tais princípios se definem da seguinte forma:
•Princípios
éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do
respeito ao bem, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e
singularidades.
•
Princípios políticos – garantia dos direitos de cidadania, do exercício da
criticidade e do respeito à ordem democrática.
•Princípios
estéticos – valorização da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da
diversidade de manifestações artísticas e culturais. (2010, p.7).
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